UniCEUB

Os alunos são levados a conhecerem sabores, cores e texturas inusitados

O curso de gastronomia do UniCEUB lançou a disciplina de gastronomia sensorial no início do semestre e tem encantado alunos que participam da experiência. Com objetivo de aprofundar os conhecimentos dos estudantes aos diversos tipos de alimentos, as aulas têm proporcionado a mistura de cores, sabores e texturas. A novidade é uma exclusividade do Centro Universitário.

O professor responsável pela matéria, Walter Augusto Velasque, diz que a ideia surgiu após perceberem que muitos alunos desconheciam alguns ingredientes marcantes na cozinha, como por exemplo alguns tipos de pimentas. “Muitos temperos e frutas regionais não são explorados. Apresentamos aos futuros chefs uma grande variedade de iguarias que podem marcar seus preparos durante a carreira”, afirma.

 

UniCEUB

Além de conhecerem ingredientes exóticos, os alunos são levados a trabalharem o conceito de memória afetiva e confort food. “Um dos encontros mais emocionantes do semestre, foi a tarefa de levar uma comida que tenha marcado a vida da pessoa. Ao explicar o porquê daquela lembrança, mostramos que a comida é capaz de despertar uma série de sentimentos”, observa Velasque.

 

 

 

 

Rafaella Caroline Machado Gonçalves, aluna da turma, revela que a disciplina é a sua favorita, justamente por trazer tantos ingredientes novos. “Tivemos contato com uma série de insumos, eu fiquei particularmente encantada com as frutas que eu não conhecia. Ibiú, granadilla e figo da índia são alguns exemplos”.

“Cozinha não é só sabor, a disciplina de sensorial apresenta as infinitas possibilidades de combinações gastronômicas aos alunos. Eles também fazem exercícios de criatividade, com o uso de flores e outros ingredientes inusitados, exploram todos os sentidos”, acrescenta o professor.

 

UNICEUB