Projeto CCBB Educativo

Projeto CCBB Educativo…

 

 

O Projeto CCBB Educativo realiza a Semana Nacional de Museus, com programação para toda a família. As atividades da semana seguem o tema: “Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições”.

O início da programação acontece na quinta-feira (16), com o curso Transversalidades. Nesta edição, o curso será conduzido por Yana Tamayo e Valquíria Prates, coordenadoras do Programa CCBB Educativo. O objetivo da atividade é criar um espaço de reflexão e diálogo sobre o lugar da educação no campo da cultura. As convidadas apresentarão experiências e pesquisas que desenvolvem e de que maneira elas refletem na programação educativa dos Centros Culturais Banco do Brasil e em outros projetos culturais.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Semana Nacional de Museus continua no sábado (18), com o projeto Lugar de Criação Especial – Cultura, tradição, patrimônio, futuro e resistência, com Tatiana Duarte, coordenadora educadora do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação do DF. A atividade visa criar um círculo de ideias e relatos entre educadores, profissionais da educação e das artes, crianças e famílias. O foco da programação são temas como cultura, tradição, patrimônio, futuro e resistência.

Por fim, o Múltiplo Ancestral – plataforma de trocas entre público e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais – encerra a programação dedicada aos museus, em 19 de maio. Com o tema “O Cerrado em Fios d’água”, o Grupo Matizes Dumont traz para o público uma oficina vivencial com bordadeiras. O bate-papo será sobre o processo criativo na linguagem do bordado e a experiência vivida pelos artistas. Além disso, será dado aos participantes a oportunidade de bordar coletivamente.

Sobre os profissionais à frente das atividades:

 

Projeto CCBB Educativo

Yana_Tamayo

Yana Tamayo Artista visual, educadora, curadora e coordenadora local do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação no DF. É sócia-fundadora da Nave, espaço independente de arte onde desenvolve projetos de pesquisa e formação em arte, curadoria e execução de exposições. Doutora em Arte na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília – UnB, é mestre pela mesma instituição e linha de pesquisa e especialista pela Universidad Complutense de Madrid com o Máster Teoría y Práctica en Artes Plásticas Contemporáneas. Graduou-se em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG.

 

 

Projeto CCBB Educativo

Valquiria Prates

Valquíria Prates  Escritora, curadora e educadora. Atua como colaboradora de museus, bibliotecas, universidades, escolas e instituições culturais realizando programas de educação, mediação e formação, fazendo curadorias de exposições e organizando publicações. Atualmente, em colaboração com o JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, é responsável pela Coordenação Pedagógica Nacional das Ações Educativas dos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

 

 

Tatiana Duarte

Tatiana Duarte Artista, professora e educadora, com formação em artes
plásticas e visuais. Coordenadora Educadora do Programa CCBB Educativo – Arte e
Educação no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/DF. Mestre em Educação em
Artes Visuais (UnB) com pesquisa sobre a experiência estética e territórios de
subjetivação em ambiente hospitalar. Possui Licenciatura (2013) e Bacharelado
(1998) em Artes Plásticas (UnB). É criadora e professora do Ateliê Habitat de Artes Visuais, que oferece cursos, workshops e oficinas desde 2013. Desenvolve poética com
principal ênfase no corpo (orgânico, afetivo e seus deslocamentos).

 

 

 

Matizes Dumont Grupo que transforma o bordado clássico em arte contemporânea. Nele, a arte ocupa lugar de encontro, formação, identidade, descobertas, ressignificação de valores éticos e estéticos, resultando num bordado afetivo. Uma de suas principais contribuições é a inovadora linguagem do bordado empregada de forma livre e espontânea nas artes visuais e gráficas: são telas, ilustração de livros, capas de discos, imagens contando histórias. As criações são um emocionado registro da vida brasileira. Aperfeiçoado há três gerações, o grupo tem como integrantes Antônia Zulma, Ângela, Demóstenes, Martha, Marilu e Sávia, todos nascidos à beira do rio São Francisco.

Sobre a programação do CCBB EDUCATIVO- maio

O Programa CCBB Educativo está especialmente movimentado em maio. Na programação, além de explorar datas temáticas como Dia das Mães e Dia Internacional dos Museus, as atividades estarão relacionadas às exposições que entrarão em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil: “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton” (de 28/05 a 11/08) e “Alhambras“ (de 13/05 a 16/06).

Os destaques do mês são: Lugar de Criação– Especial Semana de Museus – Cultura, tradição, patrimônio, futuro e resistência, com Tatiana Duarte; Especial Dia das Mães – Benze que passa! – oficina com Maria Bezerra, fundadora da Escola de Benzedeiras de Brasília; Transversalidades – Especial Semana de Museus, curso com Yana Tamayo e Valquíria Prates; Múltiplo Ancestral – Especial Semana de Museus com o Grupo Matizes Dumont; Semana do Educador – “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton” e Processos Compartilhados, curso com Cirila Targhetta, do Coletivo Antônia.

Destinada a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas realizadas em vários espaços do complexo cultural, a busca é por estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e qualquer pessoa que se interesse pelos assuntos.

Com o objetivo de desenvolver ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, a experiência se dá através de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. A população poderá participar através de visitas educativas, visitas guiadas e mediadas, oficinas e cursos.

(programação detalhada no link: http://www.ccbbeducativo.com )

SERVIÇO

Semana Nacional de Museus – Programa CCBB Educativo

Programação:

16/05 (das 19 às 21h) – Curso Transversalidades

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com  

18/05 (das 10h às 12h e das 15h às 17h) – Lugar de Criação Especial

Entrada gratuita

19/05 (das 16h às 18h) – Múltiplo ancestral – O Cerrado em Fios d´água

Entrada gratuita

Local: CCBB- St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Edifício Tancredo Neves, Brasília – DF, 70200-002

Entrada gratuita

Informações completas: http://www.ccbbeducativo.com/posts/93

 

Projeto CCBB Educativo