A loja do Pão de Açúcar do Sudoeste reabre nesta sexta-feira (13/12) com a evolução do formato de lojas, que a rede apresenta como parte do aprimoramento da experiência de consumo da marca. O projeto é resultado direto dos encontros geracionais de cocriação com clientes, realizados nos últimos dez meses, e também reflete os aprendizados obtidos com as unidades laboratórios do Pão de Açúcar, nas quais a rede implementou e testou diversas iniciativas sob o conceito “Test and Learn” durante o mesmo período. O conceito representa, ainda, um aperfeiçoamento em relação à sétima geração (G7) de lojas do Pão de Açúcar, lançada em 2017, e que apresenta um crescimento de duplo dígito em vendas na comparação com as unidades que ainda não foram revitalizadas. A primeira unidade do Distrito Federal a receber este conceito foi a do Lago Norte, reinaugurada em setembro.

 

“Essa nova geração de lojas foi pensada junto com os consumidores, com base em suas experiências de compra, resultando em um modelo que melhore cada vez mais os momentos desses clientes em loja. Essa parceria foi muito importante para que pudéssemos pensar essa mudança e nossos próximos projetos também”, explica o Diretor Executivo do Pão de Açúcar, Laurent Maurice Cadillat.

 

Pão de Açúcar

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O novo modelo de loja tem como base quatro pilares sobre a experiência de consumo do cliente: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. Os conceitos trazem um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de itens premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo. A reinauguração da unidade do Sudoeste é parte do plano de revitalização, que inclui cerca de 20 lojas do País.

 

Dentro do pilar Experimental, estarão abarcadas todas as iniciativas executadas sob o conceito “Test and Learn”, mantendo viva a característica de unidade laboratório que permeou o projeto até aqui e com a continuidade de lançamentos de produtos, serviços e conceitos inovadores para avaliação de viabilidade comercial e operacional. Com o vértice Exclusivo, o Pão de Açúcar reforça o seu pioneirismo em produtos que são vendidos somente nas lojas da rede e continua trazendo tendências mundiais de consumo, seja por meio de grandes marcas nacionais e internacionais, ou foodtechs que desenvolvem produtos diferenciados e inovadores. O pilar também reforçará os produtos de Marcas Exclusivas, como Taeq, Qualitá, Casino e Club des Sommeliers, trazendo cada vez mais novidades e agregando qualidade a preço competitivo.

 

Já o conceito Social está diretamente ligado a novas experiências de convivência para o momento de compras, como a completa reformulação do Espaço Café, que agora conta com um ambiente ainda mais aconchegante e um cardápio completamente reformulado repleto de soluções prontas para o consumo imediato ou para viagem. Por fim, o pilar Fluído agrupa todas as tecnologias que permitem otimizar a experiência de compras, a exemplo do Self Checkout (ou “autoatendimento”), entre outras modalidades avaliadas sob o conceito de Test and Learn nos últimos meses.

 

“A inovação está totalmente conectada à história do Pão de Açúcar. Há mais de 20 anos, fomos a primeira rede a atuar com e-commerce, quando a internet ainda engatinhava no Brasil, e a ofertar produtos orgânicos em nossas lojas – hoje uma tendência crescente de consumo. Nos últimos meses, temos apertado o passo para entender como podemos evoluir a experiência de compra de nossos clientes com ainda mais foco dentro do conceito de omnicanalidade, para que ele possa consumir da maneira como, onde e quando quiser”, analisa Cadillat. “A reinauguração desta unidade simboliza esta evolução para um novo formato das lojas do Pão de Açúcar, onde os pilares da tecnologia, produtos premium, saudáveis e praticidade estão alinhados para proporcionar uma experiência completamente nova aos nossos consumidores”, complementa o executivo.

 

CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DA NOVA LOJA PÃO DE AÇÚCAR SUDOESTE:

Novo layout: o layout da unidade foi totalmente reformulado para ajustar o fluxo de compras, tornando a jornada de compra mais intuitiva e lógica. Um exemplo são as categorias de Padaria e Frios, e Açougue e Peixaria, que foram realocadas para otimizar a compra de produtos em combinação. Nas seções de Mercearia, todas as gôndolas e mobiliários foram renovados para opções que ressaltam cada categoria de produtos, como a Adega, que ganhou um novo corredor, personalizado para se adequar à exclusividade do sortimento oferecido pela rede, e o Espaço Saudável, onde a exposição dos produtos também foi repensada para valorizar o frescor, a qualidade da seleção e a variedade única do Pão de Açúcar.

 

Nova linguagem visual: a comunicação visual foi totalmente redesenhada para facilitar o destaque das seções que foram criadas, ampliadas e ou modificadas, além de ganharem frases divertidas como “Tem Pão no Pão” para a categoria Padaria.

 

FLV e Produtos Sustentáveis: o novo layout agrupa os produtos da seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) em gôndolas mais baixas para ampliar o campo de visão do cliente.

 

Açougue 1953 by Pão de Açúcar: Para a categoria de Açougue, haverá um novo formato premium 1953 by Pão de Açúcar, em parceria com a marca Friboi. Nos espaços, os clientes Pão de Açúcar poderão escolher entre uma grande variedade de cortes da marca e carnes nobres.

 

Novo Espaço Café: o novo Espaço Café foi desenvolvido para harmonizar com a experiência de compras do cliente. As novidades são os balcões diferenciados “Pra já”, com um cardápio focado em pratos e lanches prontos para consumo na loja, e “Pra levar”, com pratos para levar para viagem.

 

Guichê Cheftime e lançamento de nova linha: Os kits gastronômicos Cheftime, pioneiros no Brasil e com receitas assinadas por chefs convidados e já com todos os ingredientes necessários e nas quantidades corretas, fresquinhos e higienizados, para o preparo das refeições ganham um guichê próprio e com uma novidade: a marca agora oferecerá também porções prontas para o consumo, em quantidades ideais para o almoço ou para o jantar.

 

Novas tecnologias de pagamento: A seção de checkout continua com a expansão de iniciativas que já estavam em teste na loja para tornar mais prática a finalização das compras, como o Caixa Express, que permite agendar o horário de atendimento no caixa do supermercado por meio do aplicativo Pão de Açúcar Mais. Outra novidade é o Self-Checkout, modalidade de caixas em que o próprio consumidor passa suas compras e paga, sem interferência de um funcionário.

 

 

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