Apadrinhamento Afetivo

O Aconchego, grupo de apoio à convivência familiar e comunitária, promove, no próximo dia 20 (sábado), a partir das 10h, no Centro Educacional Leonardo Da Vinci (903 Sul) a palestra “Apadrinhamento Afetivo, um encontro de afeto e amizade”.

O objetivo do evento, ministrado pela equipe técnica do Programa Apadrinhamento Afetivo, sob coordenação da psicóloga Maria da Penha Oliveira Silva, é divulgar a iniciativa e acolher as inscrições dos interessados para o curso de preparação a ser realizado no período de agosto a outubro deste ano.

 

Segundo ela, o Apadrinhamento Afetivo é um programa para crianças e adolescentes acima de dez anos, acolhidos em instituições, com remotas chances de retorno à família de origem ou adoção. Tem como objetivo desenvolver estratégias e ações para construção e a manutenção de vínculos afetivos entre eles e os voluntários, nos papéis de padrinhos/madrinhas e afilhados (as).

 

“Queremos contribuir para que crianças e adolescentes acolhidos com possibilidades remotas de retorno à família de origem ou colocação em família substituta possam usufruir o direito à convivência familiar e comunitária e tenham a possibilidade de construir e manter vínculos afetivos fora da instituição com pessoas significativas, nos papéis de padrinhos e madrinhas, previamente selecionados e capacitados, que sejam referências de vida, de forma a proporcionar o seu desenvolvimento pessoal e social”, esclarece Penha.

 

Fazem parte do programa, além do Aconchego, a Vara da Infância e da Juventude do DF, a Casa de Ismael, a Casa Transitória de Brasília, o Lar de São José e o Lar Infantil Chico Xavier.

 

A palestra conta com o apoio do Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), Unip, Colégio Leonardo da Vinci, Proativa Comunicação e Caju Design.

 

Apadrinhamento Afetivo

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

 

SERVIÇO:

 

O que: Palestra “Apadrinhamento Afetivo, um encontro de afeto e amizade”

Onde: Centro Educacional Leonardo Da Vinci (SGAN 903 Sul))

Quando: Dia 20, sábado, a partir das 10h

Quanto: De graça

Informações: (61) 3963-5049/98473-6363

 

Apadrinhamento Afetivo