Quaresma 

Especialista explica o significado da época

É tempo de abdicar. Um costume muito antigo, mas que ainda possui adeptos em todo mundo. Por definição, a Quaresma é o período de 40 dias, iniciado na Quarta-feira de Cinzas, antecedendo uma das principais celebrações do cristianismo: a Páscoa.

 

O significado da Quaresma está diretamente ligado ao período de preparação para a ressurreição de Cristo. Na avaliação do especialista em inteligência espiritual Fabrício Nogueira, independentemente da religião, todos podem fazer do momento uma espécie de retiro. “É importante para pensar. Avaliar as decisões, os caminhos que a vida nos oferece. E isso é independente de religiosidade. É mais uma questão espiritual mesmo”, aponta.

 

Os mais tradicionais não comem carne vermelha, não consomem bebida alcoólica e praticam a caridade durante o período de Quaresma. No entanto, as pessoas também buscam outras formas de celebrar o momento. As abstinência vão desde chocolates, frituras, sobremesas, até mesmo longos jejuns. 

 

Para Fabrício Nogueira, na hora de abrir mão, é necessário ter cautela. “Esses são apenas exemplos do que podemos nos abster. Mas existem outras coisas muito mais importantes como aproveitar para mudar certos comportamentos, perdoar as pessoas ou exercitar a compaixão, por exemplo”, conclui.

Quaresma