destinos carnaval

Penedo (RJ), Nova Petrópolis (RS), Manaus (AM), Poconé (MT) e Caraíva (BA) são os lugares sugeridos pela federação para um feriado menos agitado

 O Carnaval, um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros, se aproxima em ritmo de muita festa e empolgação. Apesar de ser conhecido pela folia, há uma grande parcela da população que opta pelo sossego durante os dias de folga.

 

“Este feriado é muito popular – e querido – entre os brasileiros. Vemos o interesse da população em conhecer diferentes culturas com a movimentação dos turistas. Em janeiro, a hotelaria carioca, por exemplo, já apresentava uma taxa de ocupação média de 78,4%, de acordo com o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

 

Para fugir da agitação, a FBHA mapeou cinco destinos nacionais, em diferentes regiões do país, para os que desejam um feriado longe do circuito dos blocos de rua. Confira:

 

  1. Centro-Oeste

 A 100 km de Cuiabá, Poconé é um município no estado do Mato Grosso com um atrativo que se tornou patrimônio mundial da Unesco em 2000: o Pantanal Mato-Grossense. O bioma possui 250 mil quilômetros quadrados de extensão.

A cidade ainda conta com 145 quilômetros de eco rodovia, com 125 pontes de madeira. De dezembro a fevereiro, o local passa por algumas chuvas na região, o que possibilita que os turistas vejam, com mais frequência, jacarés, capivaras, tuiuiús, sucuris e outros animais da região. Uma aventura inesquecível para o feriado.

 

  1. Sudeste

 Quando pensamos em Carnaval, o Rio de Janeiro entra como uma das primeiras opções para muitas pessoas por conta das praias e desfiles de blocos.

Apesar da popularidade, nem todo o estado entra no clima de festança. Penedo, cidade localizada a 170  km da capital, chama a atenção, por exemplo, por conta da natureza e da tranquilidade.

Uma das dicas para os turistas é conhecer a Cachoeira de Deus, famosa por possuir uma queda d’água de 15 metros, com acesso por uma trilha.

 

  1. Sul

Município do estado do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis chama a atenção dos viajantes por possuir uma arquitetura singular com intensa influência germânica.

O local faz parte, juntamente com 12 cidades, do projeto Rota Romântica, cujo o intuito é apresentar uma rota turística de lugares de colonização predominantemente alemã.

Para um feriado repleto de cultura, romântico e com muita aventura, Penedo é o destino certo.

 

  1. Norte

A vegetação exuberante do Norte é extremamente especial e é motivo de orgulho para os brasileiros, levando em consideração a biodiversidade do local. Em Manaus, capital do Amazonas, é possível entrar em contato com a Floresta Amazônica, a maior reserva ecológica do mundo. Quem visita a região, se delicia com a beleza do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, uma das atrações turísticas mais procuradas na cidade.

Como opção cultural, o Teatro Amazonas não decepciona. Inaugurado em 1896, o espaço é considerado um símbolo para o país por apresentar uma arquitetura única. Desde 1966, é considerado Patrimônio Histórico Nacional. O ambiente já foi palco de diversos artistas internacionais, como Roger Waters, Spice Girls e também o tenor José Carreras. Os brasileiros Heitor Villas-Lobos, Milton Nascimento e Bibi Ferreira também já marcaram presença na casa.

 

  1. Nordeste

 O Nordeste, normalmente, costuma ser um dos destinos mais famosos para o Carnaval. Para recarregar as energias em um lugar mais calmo na região, fugindo dos bloquinhos e da agitação, Caraíva entra no radar como uma ótima opção para relaxar.

A vila é beira-mar e fica a 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro. O local visa construir um estilo de vida diferente onde carros não circulam na região.

Os rios e as praias costumam ser os passeios mais procurados pelos turistas. Além disso, os pratos oferecidos são amplamente influenciados pela culinária regional: bem temperados e apimentados na medida certa.

 

Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.

Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.