Ceia de Natal Saudável

Especialista apresenta variações dos pratos típicos da época para manter o sabor e diminuir o percentual de gordura e de açúcar nos alimentos

 

O mês de dezembro é conhecido pela sua festividade e inúmeras confraternizações para celebrar o final do ano. Nesse período, o cardápio se torna mais amplo e apresenta comidas que, apesar de saborosas, carregam muitas calorias. A temporada natalina, por si só, é repleta de tentações que podem levar ao consumo excessivo desses pratos “tentadores”.

 

“Algumas pessoas acabam deixando de lado o consumo de alimentos mais saudáveis nessa época do ano, em virtude das confraternizações. A pratica de atividade física regular tende a diminuir também, enquanto o consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura – além das bebidas alcoólicas –, costumam aumentar”, pontua Danielle Gonçalves, coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Uniceplac, localizado no Gama (DF).

 

Tender, farofa, salpicão, panetone, rabanada, maionese e frutas cristalizadas costumam ser os queridinhos das ceias, mas são alimentos que apresentam grandes quantidades de gordura. Para fugir das calorias, a especialista apresenta algumas dicas para manter esse período mais fit.

 

“Trocar a rabanada frita por rabanada no forno é uma forma muito fácil de manter o prato gostoso ao mesmo tempo em que o torna mais leve. Além disso, podemos optar por iogurte natural no lugar da maionese – isso vale para o salpicão também, visto que a receita leva o ingrediente”, aconselha.

 

Gonçalves, nutricionista e mestre em Nutrição Humana, pela Universidade de Brasília (UnB), ainda informa que é possível fazer farofa com farelo de aveia, substituindo complementos como linguiça e bacon por cenoura ralada, azeitona, uva passa, cebola e ervas frescas. Para as carnes, a aposta é manter o peru, visto que possui menos gordura do que as demais. Aconselha-se também evitar o consumo excessivo de tender, por ser uma carne mais gordurosa – uma fatia apresenta cerca de 250 calorias.

 

Ceia de Natal Saudável

“Para deixar a ceia de Natal mais saudável e nutritiva, recomendo sempre que as frutas caramelizadas sejam deixadas de lado para substituir por frutas frescas. Assim, conseguimos adicionar fibras e diminuir açúcares. Deve-se moderar também no consumo de álcool, para evitar desidratação e futuras ressacas”, complementa.

 

Sobre o Uniceplac – Fundado há mais de três décadas por Apparecido dos Santos, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac tem seu perfil caracterizado pela perseverança em proporcionar educação com altos padrões de qualidade, o que já lhe garantiu nota máxima no MEC. O Centro possui 27 cursos de graduação, sendo estes: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras-Português, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Radiologia, Sistemas de Informação e Relações Internacionais.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – UNICEPLAC