Dia Mundia do Leite Humano

O Conjunto Nacional preparou uma programação diferenciada para o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, junto ao mamaço, no dia 19 de maio. “Mães de todas as idades vão poder se encontrar no Conjunto Nacional para um dia especial. Vamos oferecer várias atividades pensadas para elas e seus bebês”, contou Cláudia Durães, gerente de Marketing do shopping.

A ação do Dia Mundial da Doação de Leite Humano  vai ter início às 9h, com uma aula de Yoga para grávidas, com a professora Eliane Correia. Às 13h, Tatiana Magri vai liderar um workshop sobre mitos e verdades sobre alimentação durante a gravidez. Às 15h, será a vez do aguardado mamaço. As primeiras 40 mães que chegarem para participar do mamaço serão fotografadas pela experiente fotógrafa Lainha Loiola e vão receber em casa a foto emoldurada. “As fotos também serão usadas para promover a campanha nas redes sociais”, contou Cláudia. Haverá, ainda, uma aula demonstrativa de primeiros cuidados, com a enfermeira Renata Haag, às 18h, e, para finalizar, uma animada roda de conversa sobre a importância da amamentação, às 20h.

O evento será realizado na Praça Lúcio Costa, em frente ao shopping. Para participar, basta doar um frasco de vidro de 150ml a 300 ml com tampa de plástico e boca larga. Frascos dentro das especificações da campanha também poderão ser doados em um estande que ficará montado na Ala Centro, no Térreo do Conjunto Nacional.

Doar leite pode salvar vidas. Por isso, a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, inicia o projeto nacional de sensibilização para a doação de leite humano com um grande ‘mamaço’ no Shopping Conjunto Nacional e em outros 13 centros comerciais do grupo, nas cinco regiões em que está presente, em parceria com a Fiocruz.

A ação acontecerá simultaneamente nos shoppings do grupo no próximo sábado (19), às 15h, com o intuito de sensibilizar a população sobre o tema em todo o Brasil com a mobilização de milhares de pessoas em um grande ato de amamentação coletiva. A iniciativa também dá início à campanha Aqui Tem Vida, de arrecadação de frascos de vidro, que será realizado em 19 empreendimentos até o dia 28 de maio e busca suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento.

Movimento realizado nos shoppings da Ancar Ivanhoe, em parceria com a Fiocruz, busca sensibilizar a população sobre o tema e dá início à campanha de arrecadação de frascos de vidro, um dos maiores gargalos dos bancos de leite

Para conscientizar o público, Conjunto Nacional ainda vai receber, no dia 19, uma roda de conversa sobre a importância da amamentação e realizar um workshop sobre mitos e verdades sobre alimentação durante a gravidez.

Segundo Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe, o movimento tem o objetivo de reforçar a importância de um gesto tão simples que pode reduzir a mortalidade neonatal e infantil do Brasil. “Quisemos usar a força do grupo para promover o bem e fazer a diferença em nossa sociedade. Temos ciência da capacidade instalada de nossos shoppings de atuar como agentes transformadores da realidade e não medimos esforços para promover um grande mamaço aliado a uma campanha de arrecadação de frascos que pode salvar vidas de mais de 160 mil crianças em todo o país”, analisa. Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuras e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe. Para o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa representa um momento de intensa mobilização. “A embalagem adequada para a doação é um ponto sensível para a gente, angariar frascos significa aumentar nossa capacidade operacional. O mamaço vai coroar toda essa ação, vai ser um marco importante até porque nossa expectativa é também divulgar que os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação e estão de portas abertas para qualquer mulher que tem dificuldade para amamentar”, aponta.

O dia 19 de maio emerge como marco histórico da união de esforços entre os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano para a salvaguarda da vida de milhões de crianças que tanto precisam do leite materno como fator de sobrevivência. E apenas um gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças. “A parceria com a Ancar é uma experiência ímpar e inédita no Brasil. A empresa, sob a égide da responsabilidade social, encampou o movimento e se disponibilizou a abrir espaço em shoppings de todo o Brasil para a campanha de doação de frascos”, completa Aprígio.

Para apoiar os 219 bancos de leite nos 196 pontos de coleta, basta doar frascos de vidro de até 500g com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel ou maionese, desde que seja de vidro.

 

Programação – Dia Mundial da Doação de Leite Humano no Conjunto Nacional

Data: Sábado, dia 19 de maio

Local: Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional

Entrada: Doação de um frasco de vidro de 150ml a 300 ml com tampa de plástico

 

9h – Yoga para grávidas

Professora da Alapadma Yoga, Eliane Correia – Dá aulas de Yoga voltada para as mães e ajuda na recuperação da boa forma no pós-parto, fortalecendo costas, peito e períneo, além de trabalhar o realinhamento postural, proporcionar alívio de dores geradas pela amamentação e das tarefas diárias como a de carregar o bebê.

 

13h – Workshop – Os mitos e as verdades sobre alimentação durante a gravidez

Tatiana Magri – Faz atendimento voltado para gestantes, com acompanhamento nutricional durante todo o pré-natal, contribuindo para a promoção da saúde da mãe e do bebê. Na introdução alimentar, orienta sobre a oferta de novos alimentos, de modo a garantir um desenvolvimento adequado e saudável das crianças.

 

15h – Mamaço

Realização também do ensaio fotográfico com Lainha Loiola, profissional com mais de 10 anos de experiência, especialmente em cobertura de eventos e em trabalhos voltados ao público feminino. Serão beneficiadas as primeiras 40 mães que chegarem para participar do mamaço.

 

18h – Primeiros cuidados – aula demonstrativa

Renata Haag – Enfermeira do Hospital de Base de Brasília, presta consultoria materno infantil. Auxilia as mães nos primeiros cuidados com o recém-nascido e dá aulas e palestras sobre amamentação e primeiros socorros.

 

20h – Roda de conversa – “A importância da amamentação: desenvolvimento e saúde”

Participantes:

– Dra. Márcia Madeira – Neonatologista e especialista em saúde da família, criou em 2000 o Personal Mamãe Bebê. Consultora em Amamentação, com formação no Processo e Controle de Qualidade de Leite Humano.

– Dra. Nathalie de Abreu – Médica pediatra responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano de São Sebastião. Incentivadora da doação do leite materno.

– Rhanyelle Pontes – Enfermeira assistencialista e gerencial, Doula e Educadora Perinatal pela Instituição Matriusca. Especialista em suporte avançado em Pediatria – SAMU.

 Sobre a Rede Global de Bancos de Leite Humano

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa coordenada pela Fiocruz em ação integrada com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, é composta por 218 bancos de leite humano (BLHs) e 194 postos de coleta, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No ano passado, a rBLH-BR beneficiou mais de 165 mil recém-nascidos internados em UTI Neonatais e realizou cerca de dois milhões de atendimentos assistenciais às mulheres com dificuldade de amamentar.