Conjunto Nacional BSB recebe exposição do salão de Humor da Cidadania

Conjunto Nacional BSB…

De 23 a 27 de agosto, o Conjunto Nacional vai sediar uma exposição com 118 desenhos de humor gráfico selecionados no Salão de Humor da Cidadania, que este ano trouxe como tema “Preconceito não tem Graça”. Os trabalhos de cartunistas internacionais, do Brasil e de Brasília ficarão expostos no 1º Piso, da Ala Norte do shopping. O objetivo é ampliar a integração da sociedade à agenda cultural no combate ao preconceito e na defesa de direitos humanos por meio de charge, cartoons, caricatura e tiras de humor.

O projeto é realizado pela Cooperativa Central Base de Apoio do Sistema ECOSOL no Distrito Federal Base Brasília Ltda., com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal, conforme Termo de Ajuste n° 300/2017, (Decreto n° 34.785/2013). A proposta, segundo os organizadores, é usar da arte do traço de modo a contribuir para o fortalecimento da cidadania e promoção dos direitos humanos. O evento conta com o apoio cultural do Conjunto Nacional, do Sindicato dos Professores – Sinpro/DF e da Gerência de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Educação do DF e produção da Carcará Editora Produção e Saber.

O Salão de Humor da Cidadania inscreveu 504 desenhos de humor, sendo 338 internacionais, 106 do Brasil e 59 trabalhos de Brasília. Foram 155 cartunistas participantes ao todo, sendo 105 do exterior, 29 cartunistas do Brasil e 21 de Brasília. Os trabalhos foram inscritos nas modalidades atitudes preconceituosas, convivência e respeito às diferenças e defesa dos direitos humanos, nas categorias charge, cartoon, caricaturas e tiras de humor. Confira a programação:

 

 SERVIÇO: Exposição Salão de Humor da Cidadania e atividades paralelas

Todas as atividades serão realizadas no shopping Conjunto Nacional BSB

Inscrições gratuitas e abertas, no site:  www.humordebrasilia.com.br

– Exposição: De 23 a 27 de agosto, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.

Local: 1º Piso, Ala Norte

* Júri Popular – Durante a exposição, os visitantes poderão indicar os melhores desenhos do Salão, por meio de votação (no local).

– Abertura e entrega de prêmios: Dia 23 de agosto, às 19h.

Local: Sala de Treinamento, Ala Norte, 3º Piso (ao lado da Administração do shopping).

* Na ocasião, será entregue a premiação de cerca de R$ 18.900,00 aos cartunistas vencedores dos desenhos de humor, do Brasil e do exterior, inscritos no Salão de Humor da Cidadania, tema “Preconceito não tem Graça”.

 – Oficinas (gratuitas) de Desenho de Humor Gráfico: Dias 24 e 27 de agosto. Manhã: Das 10h às 12h. Tarde – Das 15h às 22h.

Local: 1º Piso, Ala Norte Conjunto Nacional BSB

– Minicurso de Cartazista (gratuito): Dia 25 de agosto (sábado), das 14h às 18h.

Local: 1º Piso, Ala Norte

 – Seminário “A produção do humor gráfico e o mercado editorial”: Dia 24 de agosto (sexta-feira), das 19h às 21h30

Local: Sala de Treinamento, Ala Norte, 3º Piso (ao lado da Administração do shopping).

 

PALESTRANTES:

• Maurício Pestana – Cartunista, editor da Revista Raça e jornalista especializado em Direitos Humanos e Cidadania;

  • Rosana Gonçalves da Silva – Arte-educadora, Dra. em Educação (UNB), Professora de Artes da SEDF;
  • Nelson Fernando Inocêncio da Silva – Cartunista, Dr. em Artes, Professor de Artes Visuais (UNB) e Ativista Negro;
  • Niro Barrios – Graduado em Gestão Pública e Consultor na Estruturação de Cadeias Produtivas, Plano Estratégico e Planos de Negócios.

 – Fórum “Bullyng e Direitos Humanos”: Dia 25 de agosto (sábado), às 15h

Local: Sala de Treinamento, Ala Norte, 3º Piso (ao lado da Administração do shopping)

 

PALESTRANTES:

• Maurício Pestana – Cartunista, editor da Revista Raça e jornalista especializado em Direitos Humanos e Cidadania;

  • Renata Callaça Gadioli dos Santos – Prof. Dra. em Desenvolvimento em Sociedade e Cooperação Internacional (UNB) e em Geografia do Desenvolvimento (Universidade de Paris). Integra a Equipe de Gerência de Direitos e Humanos e Diversidade da SUBEB/SEDF;
  • Elbia Pires de Almeida – Professora da Rede Pública, Diretora do SINPRO-DF e Coordenadora da Secretaria sobre Assuntos de Raça e Sexualidade;
  • Cesar Achkar – Arte-Educador com especialidade em Artes Plásticas, Membro da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais – ABDV.

INFORMAÇÕES: www.humordebrasilia.com.br

Conjunto Nacional BSB

Post Author: Karl Jeanneth

Karl Jeanneth
Karl Jeanneth é blogueira, editora chefe do Cheia de Segredos. Educadora, empreendedora e funcionária Pública há 24 anos. Especialista em Projetos e Gestão Pública (Capitação de Recursos) e digital influencer. Contate-me: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.