Já se deparou ao tocar em seus cabelos com um nózinho que deixa a sensação do toque meio áspera?

Esses são os famosos  nós de fada,  que  nada mais é que um nome sutil e carinhoso para alguns nózinhos que formam nas pontas dos cabelos, e causam uma sensação desconfortável ao toque, e que na verdade, o nome cientifico é triconodose. 

  Cabelos cacheados são mais propensos a sofrer com os pequenos nós, porque os fios são mais sensíveis, principalmente quando se relaciona as fricções diárias  e respondem com mais urgência em caso de uso de produtos inadequados.

  

 

Saiba quais são as situações do dia a dia que fazem os cabelos ganharem mais nós:

-Receber fricção exagerada;

-Utilizar prancha, secador ou babyliss sem protetor térmico e sem  alinhar a fibra antes de passar a ferramenta de calor(chapinha, secador, difusor etc);

-Deixar de hidratar, nutrir e umectar os fios periodicamente;

-Utilizar produtos de má qualidade;

-Realizar coques nos cabelos molhados, e ficar repetindo o mesmo processo nos dias seguintes. 

 Os cuidados que precisamos ter para evitar os pequenos nós são os seguintes:

-Lavar e hidratar  os cabelos com produtos de qualidade; 

Sugiro o novo queridinho das cacheadas que é a tendência Low Poo ( Pouco Shampoo/sem parabenos,  sem sulfactantes  e derivados do petróleo), o lº  creme shampoo que se titula  Ligth Poo da  kerastase. esse grupo de shampoos titulados de low poo e ou ligth poo limpa e trata os cabelos ao mesmo tempo que cuida dos fios , deixando os cachos de forma definida com leveza e fluidez, com espuma suave proporciona um acabamento leve. Ao lavar os cabelos com estes produtos  a orientação é deixar a espuma agir até 5 minutos nos comprimentos e pontas, para um tratamento mais sublime. Dependendo do cachos, se forem finos e já hidratados, poderá pular a etapa de tratar com mascara e passar direto para o leave in, que é um creme de definição anti-frizz que promove hidratação e brilho;

-Pentear os cabelos de forma cuidadosa, de preferência com pentes super largos, escovas pranchas ou apenas com os dedos;    Aplicar nos fios antes de dormir.

-Se for lavar os cabelos pela manhã, utilizar um óleo sublimador na noite que antecede a lavagem, Por exemplo: O Òleo Elixir Ultime da Kerastase, pois desta forma ele vai preparar os cachos para uma nutrição mais potencializada no ritual do dia seguinte, ou outro óleo de boa procedência de formula leve para não pesar os fios. 

 

-Evitar lavar os cabelos com água muito quente, prefira as frias ou as mornas;

 

 

 Realizar uma nutrição intensa em um salão especializado pelo menos a cada 15 dias,  e em casa pelo menos 2 vezes por semana com máscaras de tratamentos, se os fios forem secos, indico a mascara Magistral da linha nutritive  de kerastase  ou a mascara Nutryfier da L´oreal Profissional. Mas no mercado também encontramos muitas mascaras de tratamentos super confiáveis.  

 

 Caso opte por aplicar  máscaras nos fios depois do shampoo, enxugar os cabelos com a toalha de algodão, para evitar que a máscara de tratamento seja diluída na água que está nos fios; 

 

Utilizar fronha de seda nos travesseiros,  para evitar fricção dos cabelos no algodão durante o sono, sempre após o acordar, percebe-se mais nozinhos para coleção;

  

Foto: Andre Gagliardo Modelo: Hanna Luiza

Ser Cacheada é uma questão que é definida pelas características de dedicação,  exclusividade, personalidade, atitude, ousadia e bom gosto. Mergulhar nas ondas definidas de um cacho, é estar disposta a correr os riscos que verdadeiramente valem a pena.