PROJETO LEVA ESCOLAS PÚBLICAS DO DF AO TEATRO E INVESTE EM FORMAÇÃO CULTURAL

Acreditamos que o maior acesso da cultura nas escolas é fundamental para que os jovens tenham acesso a um variado leque de alternativas no que concerne a descortinar um universo novo de opções e descobertas. Melhorar os processos de ensino e aprendizado através da democratização de acesso a cultura bem como a integração das práticas criativas para o desenvolvimento da diversidade cultural.

Na terceira edição do projeto Mediato escolas do Gama e Santa Maria recebem “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare.

Criado em 2014, o projeto Mediato leva às escolas públicas do Distrito Federal uma abordagem cênica com foco no desenvolvimento estético e crítico dos estudantes, por meio da experiência teatral. Mais de cinco mil alunos, em 8 regiões administrativas já foram alcançados. Nesta edição, estudantes do ensino fundamental do 8º e 9º ano e também do ensino médio do Gama e Santa Maria serão atendidos.

As atividades teatrais começam quando a escola recebe visita dos organizadores que explicam como a mediação acontece e a importância da experiência estética como parte da formação escolar dos educandos. O projeto dura cinco dias em cada escola e segue a seguinte sistemática: nas segundas e terças ocorre o processo pedagógico de preparação para a peça. Na quarta-feira, os alunos vão ao teatro para assistir ao espetáculo teatral, que nesta edição é o clássico do dramaturgo inglês William Shakespeare, “Sonho de uma Noite de Verão”, apresentado pelo grupo Celeiro das Antas, com 25 anos na capital. Nas quintas e sextas a equipe pedagógica retorna às escolas para realizar a mediação pós-espetáculo que consiste em um desdobramento poético, reflexivo e criativo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Desejo, com o projeto, criar um espaço onde as pessoas possam ter um encontro com a obra e com ela estabelecer um diálogo, contribuindo para uma experiência sensível, crítica e integral com a arte”. Explica a coordenadora do projeto Mediato, mestre em Artes Cênicas pela UnB e professora na rede pública, Arlene von Sohsten.

Sob a Coordenação de Arlene von Sohsten, fazem parte do Mediato os educadores Danielle Dumoulin, Yuri Farias, Bianca Vieira, Djallys Dietz, Ingrid Mariz e Luênia Guedes, bem como o grupo de teatro convidado com a direção de José Regino.

As apresentações acontecem em março e abril no teatro SESC Paulo Gracindo do Gama, para os alunos das duas cidades. Nos dias 07 e 21 de março, às 10h e às 15h. E em abril nos dias 04, 11, 18 e 25 também 10h e 15h, ao todo serão 12 apresentações. Ainda em abril acontece uma oficina de teatro gratuita com o ator Marcos Davi, às terças e quintas, das 9h às 12h, também no teatro SESC do Gama. Outras informações e inscrições para a oficina, no e-mail: [email protected]. Esse projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Serviço: Projeto leva escolas públicas do DF ao teatro e investe em formação cultural

Quando e onde: Teatro Sesc Paulo Gracindo do Gama, 07 e 21 de março ás 10h e 15h e em abril nos dias 04, 11, 18 e 25 também 10h e 15h. Ainda em abril acontece uma oficina de teatro gratuita com o ator Marcos Davi, às terças e quintas, das 9h às 12h, também no teatro SESC do Gama

Mais informações: www.projetomediato.com

Informações para a imprensa: Vanessa Castro – (061) 99211-9451