Prêmio Professores do Brasil

A escola sempre será o melhor lugar do mundo… Professores, pedagogos e todo corpo de uma Instituição de Ensino tem tentado se inovar e adaptar-se a todo momento. Sabemos que existem aqueles professores que vão além do ensino tradicional que vem conquistando a cada dia mais crianças e jovens de uma maneira pedagógica muitas vezes simples, porém com uma relevância primordial. E chegou a hora de conhecermos esses Educadores e seus Projetos que poderão fazer a diferença há muito mais na Sociedade.

O Prêmio Professores do Brasil 2018 que está na sua 11ª edição busca conhecer aquele que lança mão da criatividade para resolver tarefas rotineiras, que pensa de maneira diferente, a partir de novos ângulos, antigas e novas questões. Não se trata de revolucionar todo um sistema a partir de uma simples ideia, mas de promover mudanças cotidianas pautadas pela vontade de tornar melhor o ambiente onde atua.

Nesta nova Edição o Prêmio Professores do Brasil 2018 convida a todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

O Prêmio Professores do Brasil 20018, tem seis categorias:

  • CRECHE

Educação Infantil

  • PRÉ-ESCOLA

Educação Infantil

  • CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: 1º, 2º E 3º ANOS

Anos iniciais do Ensino Fundamental

  • 4º E 5º ANOS

Anos iniciais do Ensino Fundamental

  • 6° E 9° ANOS

Anos finais do Ensino Fundamental

  • ENSINO MÉDIO

 

Objetivos:

  • Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil;
  • Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;
  • Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino;
  • Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular;
  • Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

 

Saiba mais: Inscrições e Premiações: 

http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/duvidas

Leia mais:

shttp://www.mundodigital.net.br/index.php/opiniao/7807-onde-estao-os-professores-inovadores