Lixo zero…

Em busca de um ambiente escolar mais consciente e comprometido com o futuro, a Avidus School, localizada na Asa Norte, decidiu se comprometer com o programa Lixo Zero. O projeto será feito em parceria com a empresa Neutralize e busca criar, ao longo do ano, a menor quantidade possível de resíduos não reaproveitáveis. Para atingir a meta, toda a comunidade escolar deve estar comprometida. No programa, professores, coordenadores, pais e alunos se unem para transformar a escola em um espaço integrado com o meio-ambiente por meio de diversão ações, como escolha de materiais, separação, reciclagem e compostagem.

O objetivo é desviar 90% do resíduo que vai para os aterros e, para isso, é preciso trabalhar o engajamento e a conscientização de todos os participantes da escola. Os alunos terão contato com técnicas de reciclagem e aprenderão sobre a escolha dos materiais menos prejudiciais para o ambiente em cada etapa do cotidiano. Além disso, a escola desenvolverá ações criativas, como o painel do lixo, que mostra quais elementos são reaproveitáveis, orgânicos ou residuais.

Mudança cultural e conscientização

A Avidus busca criar um ambiente escolar vivo, dinâmico e aberto aos alunos, onde o aprendizado e a integração com o espaço sejam constantes. Sendo assim, os alunos poderão trabalhar com hortas na escola e acompanhar diariamente a relação e a destinação com o lixo produzido por cada um. Vale lembrar que a fachada da escola, planejada pelo arquiteto Ivo Mareines, é viva e sustentável.

Lixo zero na escolaPara a engenheira agrônoma Paula Ferreira, uma das agentes que vai trabalhar no projeto da Avidus, os principais aspectos para o sucesso do Lixo Zero são a conscientização e a mudança de cultura de todos os envolvidos. “É preciso educar principalmente os adultos, que servirão de exemplo para as crianças nas ações do dia a dia”, afirma a engenheira, que trabalha no projeto da escola ao lado do engenheiro ambiental Paulo Caixeta.

 

Sobre a Avidus School

A ideia da escola, que é bilíngue, é proporcionar um ambiente que deixe a mente trabalhar de maneira livre, incentivando o pensamento crítico e criativo, além de uma boa relação com a própria sociedade. O espaço fica na quadra 909 da Asa Norte e recebe crianças de 1 ano até 10 anos.

Serviço

Avidus School

Endereço: Setor SGAN, Quadra 909, Conjunto A, Asa Norte

Telefone: 0800 741 6103

Conheça: http://avidusdf.com.br/

Para saber mais sobre o projeto: http://www.neutralize.eco.br