Câncer de Cabeça e Pescoço

A data 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, tipo da doença que deve atingir cerca de 43 mil pessoas entre 2018 e 2019 no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)1. Para conscientizar os brasileiros, em especial os homens, população que sofre com a maior incidência da doença, a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil criou a campanha Julho Verde, que marca o mês de conscientização e prevenção desse tipo de câncer.

         São definidos como câncer de cabeça e pescoço o grupo de tumores diagnosticados na boca, língua, faringe, laringe, esôfago, orofaringe (garganta), nasofaringe e tireóide. Os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da doença são tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, atualmente, o crescente número de casos de HPV (papilomavírus humano) entre jovens brasileiros. Dados levantados pelo INCA indicam que o câncer de cabeça e pescoço representa 4%1 do total de todos os tipos da doença no Brasil.

            Para a médica oncologista do Cettro, Janice Farias, os tratamentos para este tipo de câncer variam e podem apresentar uma mudança significativa na forma como o paciente o enfrenta. “A descoberta em estágios iniciais é primordial para o processo de remissão da doença”, explica. “Os tratamentos oncológicos evoluíram muito e a equipe médica que acompanha o paciente pode optar por alternativas combinadas de tratamento, como cirurgia e radioterapia, ou, em casos mais avançados, optar por tratamentos que promovam uma melhora importante na qualidade de vida do paciente”, informa a oncologista.

            Os tratamentos são aplicados conforme o grau de estadiamento da doença. Nos graus mais brandos, quando a doença está em estágios iniciais, a cirurgia local e a radioterapia se apresentam como opções de sucesso para o paciente. Nos estágios III e IV, em que há a invasão do câncer para tecidos próximos ou para órgãos distantes, a terapia pode variar entre quimioterapia, radioterapia e a imunoterapia, como afirma a oncologista “A imuno-oncologia, por exemplo, tem apresentado resultados positivos quanto ao ganho de qualidade de vida e controle da doença em pacientes em estágio avançados”, diz dra. Janice.

            Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem variar de acordo com a localização do tumor. Os pacientes com câncer na região da cabeça, boca e face podem evoluir para lesões com sangramento, manchas brancas na boca, dor no local, sangramentos pelo nariz, dores de cabeça frequentes, dormência nos músculos da face, entre outros sintomas. Já os tipos encontrados no pescoço podem causar rouquidão, nódulos na região, mudança na voz e dificuldade para engolir.

            De acordo com a dra. Janice, o uso de cirurgia, radioterapia e / ou quimioterapia depende do estadiamento, da ressecabilidade do tumor e da localização, bem como se a abordagem de preservação do órgão é viável A principal opção de tratamento para malignidade primária e secundária, bem como para a doença recorrente é a terapia cirúrgica. A radioquimioterapia primária é uma alternativa para pacientes com câncer de cabeça e pescoço avançado.

COMO PREVENIR LESÕES:

 É indicado consulta com médico e odontologista para exame físico da cavidade oral caso haja qualquer lesão suspeita.

– Parar o uso de todos os produtos de tabaco é o mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir seu risco, mesmo para as pessoas que fumam há muitos anos. Outras medidas que podem reduzir o risco de câncer de cabeça e pescoço incluem:

– Evitar o álcool

– Usar filtro solar regularmente, incluindo protetor labial com fator de proteção solar adequado (FPS)

– Manter o cuidado adequado das próteses dentárias. Próteses mal ajustadas podem capturar substâncias causadoras de câncer de tabaco e álcool. As pessoas que usam dentaduras devem ter suas dentaduras avaliadas por um dentista pelo menos a cada 5 anos para garantir um bom ajuste. As dentaduras devem ser removidas todas as noites e limpas e enxaguadas todos os dias.

– A interrupção do tabagismo e do alcoolismo deve ser estimulada continuamente.

– Check up médico e odontológico anual com exame completo da mucosa oral.

 Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço           

Centro de Câncer de Brasília – Cettro

Cettro – Hospital Dia

SMH/N Quadra 02 Bl. “A” Ed. de Clínicas 12º Andar – Brasília

Tel: (61) 3429 2900 e 3429 2902

Cettro Petit – Hospital Dia Pediátrico

SMH/N Quadra 02 Bl. “A” Ed. de Clínicas 2º Andar – Brasília

Tel: (61) 3429 2926

Cettro – Unidade Asa Sul

SHLS 716 Conj. A Bloco A Ed. Pio X – Térreo – Asa Sul

Cettro – Unidade Ceilândia

Setor N – QNN 28 Módulo C Área Especial – Ceilândia – DF

Tel: (61) 3429 2900

Cettro – Unidade Taguatinga

QNC 11 Lote 07 – Taguatinga Norte (próximo ao Hospital Anchieta)

Tel: (61) 3429 2900

Leia também:

http://cheiasdesegredos.com.br/inaugura-o-1o-hospital-privado-do-cancer-bsb-hospital-do-cancer-anchieta/