AGRIUPIS 2018

AGRIUPIS 2018

De 9 a 11 de Agosto de 2018 acontecerá a primeira edição do AGRIUPIS, um evento de capacitação e formação tecnológica na área do Agronegócio. O objetivo é promover interação Instituição x Comunidade por meio de minicursos técnicos e palestras. E também criar produtos associados ao Agronegócio através de desenvolvimentos de Startups.     

No AGRIUPIS terá a produção de cerveja artesanal, propagação e produção de plantas ornamentais; desenvolvimento de produtos alimentícios para a agricultura familiar; horta orgânicas em pequenos espaços; meliponicultura; cinófila; comportamento felino; doma racional; métodos de secagem de ervas medicinais; produção agroecológica; composteira doméstica; transformação de plantas pela biotecnologia; montagem de drones; manejo de poedeiras comerciais; pré natal e manejo e manejo reprodutivo; legislação para montagem de canil/gatil; silagem; crédito rural; Agroenergia; gestão rural na era tecnológica; primeiros socorros; amostragem e recomendação de adubação; Aquicultura; manejo nutricional de novilhas de corte; higiene na ordenha; casqueamento de cavalos; manejo racional de bovinos; como montar um SISCAL; artesanato; manejo de ovinos de corte no cerrado; certificação orgânica; uso de produtos biológicos na produção agrícola e uso de plantas medicinais. Assim o evento AGRIUPIS reunirá diversos cursos que atendem às necessidades regionais (DF) tanto da população rural quanto urbana.

Descrição do evento – AGRIUPIS 2018

Brasília é uma das poucas capitais mundiais que tem área rural (EMATER-DF, 2017) e o Distrito Federal além de abastecer o mercado local apresenta produção agropecuária excedente que abastece outros estados, além do mercado internacional. A carne é responsável por 83% da produção agropecuária da região, seguida pela soja com 14%. A produção agropecuária ocupa cerca de 60% da área total do DF, que é composta por grandes propriedades rurais e também por Agricultura Familiar, que apresenta 2870 habilitados pelo PRONAF e são responsáveis por cerca de 70% da produção de alimentos que constituem a cesta básica no DF.

A capacitação destes produtores vem em encontro com a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social e à defesa do meio ambiente.

A UPIS, por meio de seus Cursos da Área de Ciências Agrária (Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia) disponibiliza para atendimento e prestação de serviços e assistência técnica e social à população local e da região do entorno através de suas instalações e profissionais capacitados e habilitados (Doutores e Mestres).

Durante o evento acontecerá o Desafio STARTUPIS, que visa a criação de produtos associados ao Agronegócio através de Startups desenvolvidos pelos alunos. O desafio foi estruturado para estimular o empreendedorismo entre os alunos do UPIS, por meio do apoio a um processo progressivo de integração de pessoas, iniciativas, startups, investidores e empresários, de maneira a aproximar demandantes e ofertantes de tecnologias e inovação, em prol do desenvolvimento social, tecnológico e econômico do agronegócio brasileiro.

Programação do Evento:

Data: 09/08/2018

Ø Sessão de Abertura – a partir das 8h

Ø Feira e exposição de produtos agropecuários e artesanato – a partir das 8h

Ø Minicursos e palestras – a partir das 9h

Ø Show com duplas sertanejas locais e concurso de dança country – a partir de 17h

Data: 10/08/2018

Ø Feira e exposição de produtos agropecuários e artesanato – a partir das 8h

Ø Minicursos e palestras – a partir das 8h

Ø Show com duplas sertanejas locais e concurso de quadrilha – a partir de 17h

Data: 11/08/2018

Ø Feira e exposição de produtos agropecuários artesanato – a partir das 8h

Ø Minicursos e palestras – de 8h as 15h

Ø Premiação – Desafio StartUPIS, concurso de dança country e concurso de quadrilha  – 14h

Ø Festa junina – 18h

Ø Show com duplas sertanejas – 18h

Ø Show de Encerramento

Serviço: AGRIUPIS 2018

UPIS – UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL

Endereço: SEPS Q 712/912 Conj. A – Asa Sul, Brasília – DF.

Telefone(61) 3445-6767

Brasília-DF

AGRIUPIS 2018