Menu Carpe Diem

Foto: foto: divulgação 

Entre os dias 01 e 26 de fevereiro acontece, na capital federal, o festival gastronômico Panelas da Casa. Em sua quarta edição, o evento foi ampliado e acontecerá durante 26 dias, com reforços! São 15 marcas participantes em 25 endereços, com os estreantes que passam a integrar a confraria por comungarem da mesma filosofia do grupo: Café Savana, Carpe Diem, Jamón Jamón e Piccolo Emporium. O evento, genuinamente brasiliense, que tem como proposta valorizar a gastronomia e a produção local, oferece menus completos criados especialmente para a ocasião, com entrada, prato principal e sobremesa, a um preço bem convidativo (R$43,90 – por pessoa – almoço e/ou jantar).

Para a primeira edição de 2017, o festival poderá ser conferido em 25 endereços das marcas Belini Pães & Gastronomia, Belini Café – The Coffee Experience, Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável, Café Savana, Cantucci Bistrô, Carpe Diem, Dona Lenha, El Paso, Empório Árabe, Genghis Khan, Jambu, Jamón Jamón, Piccolo Emporium, Nossa Cozinha Bistrô e Veloce.

Mas as novidades não param por aí! Com relação aos cardápios, cada casa elaborou sua entrada e prato principal. Já a sobremesa leva a assinatura de um dos outros restaurantes participantes. “A ideia é compartilhar o conhecimento, aguçar a criatividade e ampliar o intercâmbio dos membros da confraria Panelas da Casa. Foi um desafio que todos toparam e se tornou divertido. A troca de criações de sobremesas também vai ampliar a parceria entre os membros e permitir que o público conheça, na mesma experiência, sabores de mais de uma casa”, explica o empresário Andrei Prates.

Mantendo o grande objetivo de valorizar os fornecedores da região, os ingredientes para elaboração dos pratos são adquiridos de produtores locais. Para Alexandre Albanese, o festival não quer apenas movimentar a saúde financeira das casas participantes, quer fortalecer a economia local. “Priorizando a compra de insumos de fornecedores do Centro-Oeste, buscamos promover um crescimento econômico em cadeia, desde o produtor até o restaurante”, declara.

Como não poderia ser diferente, até a harmonização dos pratos traz esse conceito. A cerveja Colombina foi escolhida como patrocinadora oficial do festival, mais uma vez, por ser a cervejaria artesanal pioneira e a valorizar ingredientes da região Centro-Oeste, como pequi e cagaita. Cada prato foi cuidadosamente harmonizado com um dos rótulos da marca, que será sugerido no menu por R$ 18,90, mesmo preço das edições de 2016. Assim a experiência de degustar os pratos do Panelas da Casa ficará completa.

Foto: divulgação
  • Belini Café – The Coffee Experience – 114 Sul

Almoço e Jantar

Entrada: Bruschetta da Casa – Fatia de pão ciabbatta Belini tostados no azeite extra virgem, cobertos por rodelas de tomates italianos e muçarela de búfala ao toque de manjericão.
Principal: Medalhão ao Pepe Verde da Canastra: medalhão de filé mignon ao molho de pimentas verdes e conhaque, acompanhado por tagliatelle de queijo da canastra artesanal.
Sobremesa – criação Jamón Jamón: Crema Catalana: creme frio de gema de ovos, leite e baunilha cozidos com telha de açúcar maçaricado e raspas de limão siciliano.
Harmonização: Colombina IPA / Pepper Lager.

  • Carpe Diem – 104 Sul, Brasília Shopping, Iate Clube, Terraço Shopping e CasaPark

Almoço e Jantar

Entrada: Beiju de tapioca crocante com queijo do cerrado e recheio de camarão com coco e geleia de pimentão vermelho e molho de tartar de tomate.
Principal: Medalhão de filé gratinado em crosta de cogumelos frescos: filé envolto em bacon, ao molho de redução de vinho tinto, acompanhado de batata ao murro com cebola frita, farofa de bacon, passas e queijo do cerrado gratinado.
Sobremesa – criação Jambu: Ganache de açaí e chocolate, sablé de castanhas e creme de limão.
Harmonização: Colombina IPA.

  • Empório Árabe – 215 sul e Villa Mall – Av. das Castanheiras, 1060 – Águas Claras

Almoço e Jantar

Entrada: Tabule.
Principal: Arroz com lentilha, kafta ao molho de coalhada e batatas rusticas.
Sobremesa – criação Cantucci Bistrô: Brownie Brulee de Laranja.
Harmonização: Colombina IPA

E muito mais…